Aconteceu em 31 de agosto de 2001
“Foi inaugurado no dia primeiro de agosto o Aterro Sanitário Controlado – Unidade de seleção de lixo reciclável, projetado pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, biólogo Marinho Luiz Tomasi.
O projeto durou três meses para ser concluído, e contou com o trabalho de geólogos, engenheiros e biólogos do estado. O investimento alcançou o valor de R$ 42.000,00, objetivando a triagem do lixo e a preservação da natureza, que é um problema mundial.
O aterro está localizado no ribeirão da Velha, distante 5 Km do centro e 1.800 metros da última residência, não causando mal-estar para nenhuma família. O local escolhido neste bairro foi proposital, pois é ali que apresenta-se um solo sílico – argiloso, quase totalmente impermeável, devido sua composição químico/física.
A água pouco penetra no solo, o que possibilita uma preservação do lençol freático e consequentemente dos ribeirões. A constituição do solo contou pontos para a liberação da Fatma – Fundação do Meio Ambiente, pois os dados coletados pelo IPT da FURB – Universidade Regional de Blumenau, eram favoráveis para que o projeto fosse concluído.
No local (centro de Triagem) são separados os lixos recicláveis dos não recicláveis. O lixo reciclável é separado em box, ou seja, é selecionado o plástico, vidro, papelão e ferro (alumínio). Estes são compactados para o processo de reciclagem. Já o rejeito (lixo orgânico não reciclável) é depositado no local adequado e estruturado.”
Fonte: Jornal O Município 31/08/2001
Nenhum comentário :
Postar um comentário