O cenário político da terra de Santa Paulina é hoje um dos mais interessantes de todo o Vale do Rio Tijucas, a começar pela situação do prefeito Orivan Jarbas Orsi – PSDB, que ficou em cima do muro durante as eleições estaduais, não trabalhou como deveria para a Tríplice Aliança e hoje depende da sua maior adversária para conseguir recursos do governo catarinense.
Pra quem não sabe, o prefeito Orivan viajou para Brasília às vésperas das eleições gerais, numa época em que a Capital Federal está literalmente parada. O argumento na época foi a tentativa de liberar verbas, mas todo mundo sabe que três meses antes das eleições em Brasília não se consegue nada.
O PMDB e o DEM sabem muito bem da atuação do prefeito Orivan no pleito estadual e por isso o seu trânsito no governo estadual é bastante complicado. Em primeiro lugar porque tudo passa pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, onde a titular é a ex-prefeita de Nova Trento, Sandra Eccel, que não morre de amores pelo Chefe do Poder Executivo neotrentino. Se os pedidos de Nova Trento já saem capengas da SDR, provavelmente não terão muito respaldo em Florianópolis.
Como todos sabem, Sandra Eccel foi prefeita de Nova Trento no período de 2005 à 2008, tendo como vice-prefeito Orivan Jarbas Orsi. A expectativa era de que a dobradinha se repetisse nas eleições de 2008, mas o vice Orivan articulou uma composição com seus antigos adversários políticos e acabou derrotando Sandra Eccel por uma pequena margem de votos. E ao que tudo indica, em 2012 teremos a revanche.
Embora jovem e um pouco inexperiente, Orivan Orsi não é uma má pessoa ou um mal político. O seu grande problema foi se unir com velhas raposas da política, que já tinham experiência no poder e que cobram muito sem dar nada ou dando muito pouco em troca.
Em 2012 Orivan deve enfrentar problemas de toda ordem, a começar pela definição do seu candidato a vice, uma vez que tem muita gente de olho na vaga do atual vice, Pedrinho Piva. E para acomodar todos os interesses ele terá que ter muito jogo de cintura.
O PSD de Raimundo Colombo certamente será a pedra no sapato de Orivan Orsi. O partido já nasceu forte, está levando muitos caciques e a tendência é de esvaziar o DEM e o PP, que, de acordo com manifestações como a do Deputado Federal Toninho Malvadeza Neto, deve se unir ao PSDB no próximo ano. Como muitos democratas de Nova Trento não querem nem ouvir falar nesse assunto, a debanda para o PSB é grande.
Especula-se que o PSD poderia indicar Natal Tomazoni para compor chapa com Sandra Eccel nas eleições municipais de 2012. Por enquanto não é nada oficial, mas os rumores em Nova Trento são bastante fortes.
Fonte: Jornal A Razão 04/06/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário