Em mais uma tentativa de pressionar a União pela conclusão das obras de duplicação do trecho sul da BR-101, os deputados catarinenses lançaram nesta terça-feira, na Câmara, em Brasília, um movimento para acelerar as obras.
Com 215 assinaturas, a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-101 Sul será conduzida pelo peemedebista Ronaldo Benedet, que pretende cobrar dos órgãos responsáveis agilidade na execução dos trabalhos. Atualmente, a construção de dois túneis e uma ponte atrasam o fim da duplicação. A crise instalada no Ministério dos Transportes, com a troca no comando da pasta, deve postergar ainda mais o cronograma das obras. Após a revelação de supostas denúncias de corrupção envolvendo a cúpula dos Transportes, ao menos dois trechos devem sofrer prejuízos: a ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, e o Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.
Nesta terça-feira, em sua primeira entrevista como ministro, Paulo Sérgio Passos assegurou que o fim da duplicação da rodovia é prioridade do Planalto. No lançamento da frente parlamentar, que contou com a presença de deputados, senadores e prefeitos, o grupo sugeriu, ainda, a criação de um Código Brasileiro de Obras Públicas.
A ideia é elaborar um documento que especifique as normas jurídicas necessárias para execução dos empreendimentos, a fim de reduzir possíveis entraves que causam atrasos na entrega das obras.
Santa Catarina é o segundo Estado com mais verbas congeladas, com seis licitações suspensas. Duas fazem parte da duplicação da BR-101 Sul: na ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, e o Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.
Uma das obras mais cara do país, a duplicação de 74,6 quilômetros da BR-280 foi anulada com a denúncia de escolha antecipada do vencedor e de corrupção no Ministério dos Transportes. A licitação da supervisão da ampliação do Túnel do Morro do Vieira, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, também foi suspensa.
Fonte: Jornal Diário Catarinense 12/07/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário