sexta-feira, 8 de julho de 2011

Destaque Político Brasil: Marina Silva e aliados anunciam saída do Partido Verde

Grupo afirmou que irá formar um movimento suprapartidário em prol da causa verde e da cidadania. A ex-candidata à presidência Marina Silva, que conquistou o voto de quase 20 milhões de eleitores no pleito do ano passado, anunciou na tarde desta quinta-feira que saiu do Partido Verde.

Junto da ex-senadora, diversos aliados seus anunciaram o desligamento conjunto. O grupo afirmou que irá formar um movimento suprapartidário em prol do causa verde e da cidadania. Para Marina, não há mais como reformar o atual modelo de política brasileira, e sim reinventá-lo.

— Remendar é muito pouco para o tamanho do problema que estamos vivendo no Brasil. Como isso irá se materializar? O processo irá dizê-lo Neste momento, como todos, eu também estou pensando qual é a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento do mundo — disse a ex-senadora.

A curto prazo, o movimento não deve se transformar em um partido político.
— Após as eleições de 2012, podemos reorganizar esse movimento — adiantou Marina.

No discurso, a ex-senadora ainda criticou o Partido Verde:

— O PV se transformou num partido que tem defendido honradamente a causa ambiental, mas em muitos aspectos é igual a todos os outros partidos.

Marina citou o escândalo envolvendo o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento como exemplo de algo que não pode mais ser tolerado na sociedade. 

— Não podemos negar a tristeza com a política. Os partidos continuam sendo importantes, mas não podemos fechar os olhos para seus desvios — lamentou a ex-senadora.

Durante o evento, o ex-presidente do diretório estadual do PV em São Paulo Maurício Brusadin afirmou que os partidos vivem hoje a decadência e não atendem mais às demandas da sociedade.

— E o PV não é diferente disso — comparou. O ex-candidato ao Senado por São Paulo Ricardo Young completou o pensamento: — Reconhecemos que o PV, assim como a maioria dos partidos, se divorciou de vez da sociedade.

A ex-senadora destacou que pretende ajudar Dilma nas discussões no Congresso sobre o novo Código Florestal. Ela lembrou que a presidente assumiu compromisso na campanha de não aprovar nenhum texto que favoreça o desmatamento e, ao ser questionada se estaria otimista em relação ao veto do projeto, Marina desconversou.

— Não estou nem otimista nem pessimista. Estou persistente. O ex-deputado Fernando Gabeira comunicou, em vídeo transmitido ao vivo por Skype, que não irá se desfiliar do PV, ao menos em curto prazo. Gabeira precisa de um partido caso decida concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. Ele saudou o movimento encabeçado por Marina.

— O movimento é muito importante porque aproxima a sociedade de novos temas e traz pessoas que querem participar da política, mas não encontram uma maneira digna de fazê-lo. Em seu curso, pode ser que o movimento e o partido se reencontrem mais adiante.

 

Fonte: Jornal A Notícia 07/07/2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário