Conforme já havia sido anunciado, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) marcou reunião itinerante na cidade de Nova Trento, no Mosteiro Park Hotel, em Vígolo, na última terça-feira, 9 de agosto, para tratar sobre a estruturação do Turismo Religioso, iniciada no ano passado.
Participaram desta reunião representantes do turismo religioso de Santa Catarina das cidades de Nova Trento, Brusque, Angelina, Imaruí, Camboriú, além de técnicas de turismo e cultura especialmente convidadas pela SOL. O encontro também contou com a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, da diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, da presidente da ONG Araucária, mestre em Turismo e Hotelaria, Alessandra dos Santos, e do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.Nesta reunião estava prevista a participação de pelo menos 20 membros, que foram compostos na primeira reunião, no mês de julho, em Florianópolis, porém a chuva dificultou a vinda de representantes das cidades mais distantes, como Joaçaba, no meio oeste do Estado. De qualquer forma, as pessoas que estavam presentes no encontro puderam expor quais as principais dificuldades enfrentadas diante do crescimento do Turismo Religioso. O Prefeito Municipal de Nova Trento elencou diversas ações que precisam ser tomadas em favor do turismo na região. “Precisamos de ações, principalmente para melhorar o trânsito na Rodovia SC-411, que se intensificou muito nos últimos anos; maior fiscalização da vigilância sanitária dos produtos que são comercializados; e maior sinalização nos municípios próximos aos santuários”, destacou Orivan Jarbas Orsi.
A Diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha concordou com o Prefeito Municipal de Nova Trento e reforçou que o número de visitantes está aumentando gradativamente no Santuário Santa Paulina. “Percebemos que no mês de janeiro o número de turistas é ainda maior. E, já constatei também, que nas cidades onde proferimos palestras com o Prefeito Municipal de Nova Trento, muitos peregrinos e turistas vem para conhecer nossa cidade”, disse. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini considera importante a realização de uma pesquisa turística, para conhecer o perfil deste turista que vem a Nova Trento. Além disso, Voltolini enumerou ações que está realizando junto a sua Secretaria para melhorar a valorização da cultura, como a valorização dos artesanatos e das manifestações artísticas.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de Camboriú, Matias Angeli afirmou que é necessário união de todos os municípios próximos aos Santuários de Nova Trento e de outras cidades. “Por exemplo, hoje Camboriú já realizou 13 peregrinações a Nova Trento. Precisamos trabalhar em conjunto com as cidades de Brusque e Nova Trento, para que as pessoas conheçam e apoiem estas iniciativas. Isso, quem sabe pode se tornar um caminho como Santiago de Compostela, na Espanha”, assinalou Angeli.
A diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky se comprometeram em levar estas informações ao Governo de Estado e já tomar atitudes, principalmente em relação ao trânsito na Rodovia SC-411. “Até a próxima reunião, que está agendada para o dia 6 de setembro, em Brusque, já voltaremos a nos reunir com ações concretizadas”, pontuou Elisa. As reuniões serão mensais e itinerantes pelos municípios que compõem o grupo, até a efetivação do segmento.
Fonte: Site PMNT 11/08/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário