Foto Enchente S.J.B 09/09/2011 F. PMSJB
Na reportagem do Jornal Diário Catarinense do dia 13 de setembro, terça-feira passada, cerca de 6,3 mil neotrentinos foram afetados pela enchente dos dias 08 e 09 de setembro. Informa ainda que não teve nenhum desabrigado e o número de desalojados em Nova Trento foi de 590 pessoas, motivo pelo qual foi decretado pelo Prefeito “Situação de Emergência”.
Segundo o jornal, “Desalojados” são pessoas que tiveram suas residências atingidas pelo evento adverso e foram para casa de parentes ou amigos. Em São João Batista por exemplo foram 1 mil pessoas.
Os “Afetados” é o total de pessoas vitimadas, de alguma forma, em consequência do desastre. Em Canelinha foi 3 mil com toda aquela inundação. “Desabrigado” são pessoas que tiveram suas residências atingidas pelo evento adverso e necessitam de abrigo temporário.
“Situação de Emergência” é uma situação anormal, causando danos superáveis (suportáveis) pela comunidade. Já “Estado de Calamidade” é também situação anormal, causando sérios danos à comunidade, com a interrupção dos principais serviços.
O mais estranho segundo a reportagem do jornal, é que a metade da população de Nova Trento teria sido atingida pela enchente da semana passada, ou seja, um a cada dois neotrentinos foram afetados, enquanto em São João Batista que ficou quase toda debaixo da água, apenas 3,7 mil pessoas a mais de atingidos.
Outro dado curioso é o número de desalojados, 590, que teriam ficado na casa de parentes. É um número muito alto, se considerando que nos locais mais atingidos, quase não se tem conhecimento de pessoas que não dormiram em suas casas durante a madrugada da enchente.
Os neotrentinos sabem que não podemos comparar o que a enchente causou em nosso município com o que ela fez em São João Batista nesse ano ou com a enchente de 2008. Segue abaixo tabela com os problemas das quatro cidades do Vale mais atingidas.
Município Afetados Desalojados Desabrigados
Canelinha 3 mil 690 nenhum
São João Batista 10 mil 1 mil 10
Tijucas 12 mil 1,5 mil 28
Nova Trento 6,3 mil 590 nenhum
Fonte: Jornal Diário Catarinense 13/09/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário