O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está se tornando uma realidade na região da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque.
A gerência de Educação da SDR, em conjunto com o Senai e Senac, tem realizado reuniões periódicas sobre o assunto e implantará o sistema de ensino para as escolas públicas no mês de outubro.
Santa Catarina é o primeiro estado do país a oferecer o Pronatec. O programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio. Neste ano, a Gered/Brusque, com a parceria do SENAI e SENAC, estará oferecendo cursos de qualificação na modalidade de Formação Inicial Continuada. A duração mínima será de 160 horas. Segundo a gerente de Educação da SDR, Maria Goreti Hang, para o próximo ano a intenção é disponibilizar cursos técnicos com duração mínima de 800 horas.
Nesta primeira fase do programa, as vagas serão destinadas para alunos do Ensino Médio das escolas públicas, preferencialmente do segundo e terceiro ano, e para Educação de Jovens e Adultos.
Até 6 de outubro acontece a divulgação do Pronatec nas escolas, pelos diretores dos educandários e unidades ofertantes (SENAI e SENAC). A seleção dos estudantes será realizada pela gerência de Educação através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). As matrículas ocorrem no dia 7 de outubro.
Entre 7 e 10 de outubro o SENAI E SENAC realizam a confirmação e divulgação da primeira chamada. Se houver necessidade, uma segunda chamada acontecerá no dia 11. As aulas iniciarão no dia 13, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas também podendo ocorrer aos sábados. O término em 2011 está previsto para 22 de dezembro.
Cursos oferecidos pelo SENAI Brusque:
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SOLDADOR NO PROCESSO MIG MAG (160 HORAS). Número máximo de alunos: 30.
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO (200 HORAS). Número máximo de alunos: 30.
Cursos oferecidos pelo SENAI Tijucas:
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OPERADOR DE COMPUTADOR (160 HORAS). Número máximo de alunos: 25.
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO (200 HORAS) – Número máximo de alunos: 25.
Cursos oferecidos pelo SENAI São João Batista:
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OPERADOR DE COMPUTADOR (60 HORAS). Número máximo de alunos: 25.
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM DESENHISTA DE CALÇADOS (160 HORAS). Número máximo de alunos: 25.
Cursos oferecidos pelo SENAC Brusque:
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AUXILIAR ADMINISTRATIVO (210 HORAS). Número máximo de alunos: 30.
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM DESENHISTA DE MODA (161 HORAS). Número máximo de alunos: 25.
Fonte: SDR-Brusque 23/09/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário