Cinzas em veículo - foto Vip Social
As cinzas do vulcão chileno Puyehue chegaram à Nova Trento na manhã de terça-feira, vista pela população principalmente à tarde.
As cinzas apareceram em forma de névoa, parecida como aquelas que ocorrem em dias de chuva, quando uma nuvem bem fina começa a se espalhar pelos morros.
Como o dia começou ensolarado, bem claro, deu para observar a presença da névoa de cinzas que tomou conta de boa parte do céu neotrentino e da região. Sem desconfiar o que era, pois a névoa parecia ser de chuva, quase ninguém se deu conta da situação. Mas, com notícias que as cinzas do vulcão chileno que havia chegado em Santa Catarina naquele dia, muitas as pessoas começaram acreditar que a névoa vista na terça-feira eram do vulcão. Mesmo assim havia muitos neotrentinos ainda tinham dúvida do que era aquilo.
A prova que era de fato efeito do vulcão chileno foi que muitas pessoas encontraram uma poeira branca, sobre veículos e objetos que haviam deixado fora de casa.
Segundo o site notícias terra “De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), as cinzas do Puyehue foram trazidas ao sul do Brasil por um jato polar. "Com a estabilidade do ar em níveis inferiores, devido ao sistema de alta pressão que atua sobre a boa parte da Argentina, Uruguai e sul do Brasil a cinza vulcânica acaba fazendo parte da nevoa seca (com umidade relativa do ar entre 50 e 60%) que vem sendo observada em baixos níveis da atmosfera e próximo à superfície do meio-oeste ao litoral catarinense", afirma a meteorologista Marilene de Lima.”
Fonte: Pesquisa de Campo e Site noticias.terra.com.br 19/10/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário