O povo gosta de preservar os usos e costumes dos antigos colonizadores. Como tradições mais acentuadas os neotrentinos conservam muito o aspecto religioso, como, festas natalinas com presépios,
presépios vivos, cantorias em italiano, Terno-de-reis, os Reis Magos, a Semana Santa com procissões tradicionais, o Corpus Christi com enfeites de ruas e procissão, a festa de São João (juninas), a festa de São Virgílio, festa e subida a pé na quinta-feira Santa no Morro da Cruz, a festa de Santa Paulina, onde em 09 de julho, em Nova Trento , que é feriado municipal.
Em 14 de outubro de 1988, foi criada a Incanto Trentino, a festa do vinho e das tradições trentino-italianas que tiveram doze edições entre 1988 a 2000. Em 2005, a Incanto Trentino retornou. Outras festas que ocorrem anualmente são as festas do colono (agricultor), a “Cavalgada nos caminhos de Santa Paulina” que ocorre desde 1994, em Vígolo, festa no Calvário e em todas as outras capelas e oratórios espalhados pelo município.
No aspecto profano, alguns folguedos são conservados como o carnaval, o boi de mamão e serenatas.
Na culinária, a comida tradicional é a polenta, a minestra, o radici (chicória), o aipim, a galinha caipira, a macarronada.
Na medicina caseira ainda são usados muitos tipos de ervas com as quais se fazem chás.
Fonte: PMNT
Nenhum comentário :
Postar um comentário