O Ano-Novo ou réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 01 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).
Muitas pessoas podem achar que o dia 01 de janeiro é a chegada de mais um ano novo para todas as nações, mas não é. Existem no mundo várias religiões e calendários que possui sua história e sua contagem diferente da maioria dos países do mundo, principalmente os ocidentais.
Vejamos os principais calendários, o ano em que estão e o dia do réveillon deles:
- Calendário Chinês: é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias.
- Calendário Hebraico: é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem.
- Calendário Islâmico: é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar. 1º de Muharram - Ano novo islâmico.
- Calendário Gregoriano: é o calendário utilizado na maior parte do mundo, e em todos os países ocidentais; porém, existem países que não o aplicam como Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o Calendário Juliano. Cada ano começa no dia 01 de janeiro.
- Calendário Indiano: Shaka Samvat é o ano lunar indiano, normalmente consistindo de 12 meses, exceto quando há o Adhik Maas, literalmente, 'o Mês Adicional'. Acredita-se que este calendário foi criado pelo Rei Shalivahan, em 78 d.C. tendo como base sua própria criação, que começou curiosamente em 0.
Veja as comparações entre os principais calendários:
Calendário Gregoriano: ano novo dia 01 de janeiro, ano 2012;
Calendário Chinês: ano novo dia 23 de fevereiro, ano 4710 (em 2012);
Calendário Hebraico: ano novo dia 16 de setembro, ano 5773 (em 2012);
Calendário Islâmico: ano novo dia 15 de novembro, ano 1434 (em 2012);
Calendário Indiano: ano novo dia 22 de março, ano 1932 (em 2012);
Fonte: Wikipédia 31/12/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário