Neste ano de 2011, a Administração Municipal (Gestão 2009-2012) ampliou a Unidade Sanitária Madre Paulina, do centro e, com isso, os banheiros públicos existentes no local foram desativados.
Para solucionar este problema e melhorar outros aspectos do centro da cidade, a Prefeitura Municipal de Nova Trento informou o lançamento, aproximadamente para março do próximo ano, de um edital para construção de novos banheiros públicos na Praça del Comune, juntamente com outros elementos previstos no projeto, como a construção de um novo ponto de táxi, espaço para serviços de alimentação e posto de atendimento ao turista.
O projeto arquitetônico foi idealizado pelas Arquitetas e Urbanistas, Heloísa Franzoi e Michelli Dalri. Neotrentinas e frequentadoras da Praça del Comune, as especialistas percorreram a praça em diversos momentos da semana, acompanhando o movimento e verificando as principais necessidades da população e dos turistas. Ao final de um período de estudos, as arquitetas optaram por sugerir a construção arquitetônica de 70 metros quadrados, em alvenaria, que abrigaria tanto os banheiros públicos, como um posto de atendimento ao turista e espaços para serviços de alimentação. “Vimos a necessidade de criar um totem de informações, pois se o turista chegar à noite e o posto de informações estiver fechado, ele poderá conferir tudo através deste painel”, explicam as arquitetas.
Para dar lugar a esta nova edificação, a Prefeitura já está encaminhando o pedido de licença para o corte de três árvores, da espécie ficus, cujas raízes estão provocando rachaduras no piso da calçada, nas várias tubulações no subsolo e no ponto de táxi. Para obter esta licença, a Prefeitura se compromete em replantar, em outro local, com a participação de alguma entidade ligada ao meio ambiente, pelo menos 30 árvores. Para tanto, a estrutura que hoje abriga o ponto de táxi será totalmente demolida. Em seu lugar, uma nova estrutura, em estilo arquitetônico trentino-italiano colonial, comportando banheiros masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais, um novo ponto de táxi, posto de informações turísticas, além de um local para comercialização de lanches e bebidas.
Ponto de táxi mais seguro
As Arquitetas e Urbanistas, Heloísa Franzoi e Michelli Dalri constataram um grande problema a ser resolvido, que prejudica os pedestres que passam em frente ao ponto de táxi: o local onde hoje ficam estacionados os automóveis dos taxistas gera conflito para o pedestre, que precisa verificar a saída dos veículos tanto do ponto de táxi, como da rua Floriano Peixoto. Na proposta das urbanistas, os táxis ficarão num recuo próprio da calçada, na mesma praça, sendo indicados com placas de sinalização. Já os usuários de táxi ficarão em um abrigo especial, sob uma pérgola coberta com material translúcido.
Estilo colonial e mais vida à Praça del Comune
O projeto idealizado para a Praça del Comune terá estilo colonial italiano, que remete à arquitetura da Prefeitura Municipal, que fica ali próximo. Uma das caraterísticas são os pilares, em madeira, inclinados. Além disso, há espaços para cadeiras e mesas, numa varanda para descanso. Algumas paredes receberão revestimentos em pedra especial, denominada “miracema cinza”.
Para dar mais vida à Praça del Comune, as arquitetas sugeriram o “estar público”, com colocação de muitos vasos com plantas e flores, unidos a vários bancos de madeira. Assim, o novo espaço poderá ser mais um ponto de encontro da comunidade, sendo mais atrativo e com mais conforto.
Fonte: PMNT 08/12/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário