A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque firmou contrato, nesta quarta-feira (21), com a Associação de Teatro Dialetal Anima Trentina, de Nova Trento, para o repasse de R$ 20 mil à entidade.
Os recursos serão destinados ao projeto de valorização do dialeto italiano através de apresentações culturais. A “Compagnia di Teatro Dialettale Anima Trentina” tem como objetivo preservar o dialeto trentino-italiano praticado no município.
A Associação foi fundada em 2007 e fez sua estreia no ano seguinte com a apresentação da peça “N’om Fortuná” (Um Homem de Sorte), de Silvio Castelli, que ganhou grande repercussão em Nova Trento e em outras cidades de origem trentino-italiana. A Companhia continuou seu resgate e, atualmente, voluntários se reúnem para ensaiar semanalmente. “O trabalho cultural realizado, através do resgate das raízes italianas expressado pelo teatro, faz com que a identidade étnica do imigrante trentino seja preservada e enaltecida”, ressalta a secretária regional de Brusque, Sandra Regina Eccel.
Fonte: SDR-Brusque 21/03/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário