sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aconteceu: Município de Nova Trento – Parte 2

Aconteceu em 14 de janeiro de 1948

Continuando...

            “Nova Trento conta com 14 quilômetros de estradas estaduais e 292 quilômetros de rodovias municipais, tôdas em bôas condições de tráfego.
As vias de comunicação que dispõe o município é o Correio e Telégrafos, porém, a expedição de telegramas é feita até Tijucas por telefone.
            Dentre as suas artérias públicas, distinguem-se: a Praça da Bandeira e Jardim Barão do Rio Branco ao lado da Prefeitura e da Matriz, respectivamente, e a linda Praça Getúlio Vargas.
            A educação é ministradas no Grupo Escolar 'Lacerda Coutinho”, inaugurado no ano findo. Outras escolas isoladas semeiam o Município, que despende para tão importante problema com vultosas somas de capitais.
            Os edifícios que se sobressaem pela beleza de suas linhas arquitetônicas, são: grupo escolar, a linda e espantosa igreja matriz dedicada a São Virgílio e inaugurada em 1943, o Hospital da Imaculada Conceição, ordem religiosa, que teve a sua origem neste município e o majestoso edifício da Prefeitura Municipal, digno e majestosamente instalado.
            A renda municipal do município neotrentino vem acusando os seguintes resultados, o que bem atesta o seu desenvolvimento econômico. Ei-la: Em 1895 – 3.775,00; em 1896 – 4.110,00 e no último biênio alcançou em 1945 106.807,10, e em 1946 115.130,20, o que diz bem alto do labor dinâmico e fecundo seus filhos.
            Atualmente, se acha à frente do Executivo municipal de Nova Trento o sr. José Valentim Borgonovo, profícuo administrador, em bôa hora eleito pela legenda do PSD, pelos seus munícipes, em 23 de novembro do ano passado.
            O incansável prefeito José Borgonovo, já teve ensejo de administrar o seu torrão natal, muito antes, pois fora ali delegado de confiança dos govêrnos Nereu Ramos e Udo Deke. Prestigioso político pessedista, o atual edil nova-trentense, muito fẽz e muito agora irá fazer para a grandeza de sua terra, fadada a ser num futuro muito breve um rico parque industrial do Estado.”

Continua....

Fonte: Arquivo pessoal: Jornal A Gazeta, Florianópolis 14/01/1948

Nenhum comentário :

Postar um comentário