sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eleição 2012: Partidos Políticos e as Eleições de 2012 em Nova Trento: Parte final

Continuando...

A ala do ex-prefeito Godoi quer candidatura própria, tendo ele como cabeça de chapa e um vice da coligação ou do próprio partido, na qual citavam a vereadora Elza Casagranda ou Cristina Adami.
O ex-prefeito que administrou o município entre 1993 a 1996 e 2001 a 2004, já deixou a secretaria de saúde dia 27 de abril.
Ainda ninguém sabe o que Godofredo vai decidir até o dia da convecção do seu partido. Existe muita especulação de todos os lados e hipóteses diversas como, ele ser vice de Gian ou Orivan, de ser candidato a Prefeito tendo Gian ou Josemar Franzoi de vice pela coligação, ou tendo vice do PPS, ou ser candidato a vereador, não disputando a eleição e apoiando a coligação de situação, ou apoiando a candidatura de oposição, ou ainda deixando a eleição de lado, o que seria o mais improvável. Só o tempo responderá essas dúvidas.
Quanto ao legislativo o PPS poderá ter como possíveis candidatos, a vereadora Elza Casagranda, Cristina Adami, Elisangela Cassaniga, Elizeu Meyer, Adenor Montibeller, Altair da Silva. Falava-se também de Adauton Raulino, mas como não deixou a secretaria de Assistência Social em abril, a possibilidade caiu por terra.
O PSD de Jorge Ferraro e Natal Tomasoni é o partido mais novo no município, sendo formado a menos de um ano. É o partido do governador Raimundo Colombo, e deverá apoiar e fazer parte da coligação com o PMDB da pré-candidata Sandra Eccel. Com poucos nomes a disposição, o partido tenta emplacar o nome de Natal a vice do PMDB, já que a chance de coligação com a atual administração é quase zero. Para o legislativo, a legenda deverá lançar pelo menos dois nomes, ainda não definidos.
O PSDB de Orivan Orsi e Josemar Franzoi ainda não definiu se terá o atual prefeito candidato a reeleição ou se vai apoiar um outro da coligação, neste caso, mais provável o vereador Gian Voltolini do PP. Se Orivan resolver concorrer, deverá manter a coligação com PP e DEM, já que o PPS está dividido e poderá ter candidatura própria. Neste caso Gian deverá ser o seu vice.
Na hipótese do prefeito não disputar a eleição, o PSDB deverá apoiar Gian, com possibilidade de colocar o vice, neste caso, o mais provável o vereador Josemar. Caso o candidato da coligação fosse Godoi, Josemar também se habilitaria a ser vice dele, se Gian não fosse. Até o momento está tudo indefinido, e nos próximos meses tudo irá se esclarecer.
Para o legislativo o PSDB conta com as prováveis candidaturas de Josemar Franzoi, Iquinho Piazza, Cinelândia Cipriani, Ademar Maçaneiro, Farinha Cattani;
O PT de Valmir Coelho e Saulo Voltolini está indefinido quanto ao rumo que deverá tomar em 2012. Saulo faz parte da administração municipal, mas o resto do partido se diz neutro e já teve conversações com o PTB, PP, PMDB, na qual expressou a possibilidade de acordo para as eleições deste ano. Tem o nome do secretário Saulo como pré-candidato a vice numa coligação, já que a vereador não poderá mais ser, pois não deixou o cargo de secretário até 07 de abril. O PT tem menos de dois meses para definir seu futuro, ou ficará de fora das eleições. Quanto ao legislativo, ainda não decidiu se lançará algum candidato.
O PTB de Fernando Siqueira e Rodrigo Dalsenter está trabalhando desde 2009 com a possibilidade de candidatura própria a prefeitura de Nova Trento. Primeiro passo foi criar e organizar o partido e torná-lo conhecido. Sua proposta é a renovação política com jovens e novas lideranças. Com o slogan “Sim nós podemos” (versão aportuguesada da frase usada pelo candidato Obama nos EUA em 2008), o PTB em 2012 começou a procurar pré-candidatos e a buscar apoio em outros partidos como PT e PMDB, oferecendo a vaga de vice, tendo Fernando na cabeça de chapa.
Sem sucesso até agora nas negociações, lançou o presidente do partido Rodrigo Dalsenter pré-candidato a vice. Para a Câmara possui como possíveis candidaturas Marco Antonio Cadorin, Cuca dos Santos, Nani Bastiani.
Vale lembrar que um partido concorrendo sozinho para vereador poderá ter no máximo catorze vagas, sendo cinco de um sexo (muito possível que sejam mulheres) e nove do outro. Se houver coligação, não importando quantos partidos façam parte dela, o máximo de candidaturas possíveis é dezoito, sendo seis de um sexo e doze do outro. É determinação do TSE que todas as vagas sejam preenchidas.
Essas são as últimas informações e especulações no cenário político neotrentino, que deverá mudar muito até dia 07 de julho, prazo final para registro de candidaturas nas eleições de 2012.

Fonte: Pesquisa de campo 08/05/2012

2 comentários :

  1. O PTB de Nova Trento em momento algum procurou o PMDB, e nenhum outro partido, buscando uma coligaçao na chapa majoritaria. Realmente procurou, e tem interesse em ter o PT coligado na proporcional. A bandeira levantada em 2009 continua a mesma ate hoje, uma mudança radical na politica Neotrentina, procurando pessoas que tenham interesse em ver uma Nova Trento melhor, sem brigas ou rivalidades politicas. Temos hoje, praticamente, 10 pre-candidatos a Vereador,e o nome do pre-candidato a Vice foi escolhido dentro do Partido. Avante Nova Trento.

    ResponderExcluir
  2. e isso ai fernando, esses partidos estão esperando o de sempre quem paga mais lev menos e esse sitezinho esta mal informado. continue firme vc ja é um grande campeão pel trabalho quefaz. teha certeza que eu ja sou totalmente ptb. eu e minhafamilia.

    ResponderExcluir