sábado, 4 de agosto de 2012

Nova Trento 120 anos: Nosso interior e seus candidatos – Parte Final

Continuando...

Eleição de 1992: Pela primeira vez dois representantes do interior venceram a disputa. Os candidatos da região foram:
Osvaldo Tomasi (PDS) eleito com 314 votos; Aplaudismo Ademar Woicikoski (PFL) eleito com 244 votos; Olimpio Kniss (PMDB) com 176 votos; Guilherme José Raizer (PMDB) com 149 votos; Hélio Armeline (PMDB) com 72 votos; Décio Pedro Muller (PDS) com 51 votos; Otávio Mistura (PDT) com 27 votos.
Eleição de 1996: Essa foi à quinta eleição seguida com vitória de representantes do interior. Os candidatos foram: Elias Minatti (PMDB) eleito com 280 votos; Jonas Reuter (PPB) com 169 votos; Aplaudismo Ademar Woicikoski (PMDB) com 107 votos; Elizeu Plácido Meyer (PMDB) com 84 votos; Ivo Murceski (PFL) com 80 votos; Vilson Vinotti (PPB) com 32 votos.
Eleição de 2000: Nesse ano o candidato Benedito Silvino Meyer (PMDB) nascido no interior, já estava morando vários anos no bairro Trinta Réis, portanto não foi considerado representante natural daquela região. O número de eleitores e de candidatos começa a diminuir, e a região não elege nenhum representante. Desta forma os candidatos foram: Elizeu Plácido Meyer (PPS) com 159 votos; Jonas Reuter (PPB) com 118 votos; Robson Eccher (PPS) com 117 votos; Osmar Tomasi (PMDB) com 116 votos;
Eleição de 2004: Continua o interior sem eleger Vereador, e aumenta o número de cabos eleitorais trabalhando para candidatos da região urbana do município. Os representantes deste pleito foram: Eliseu Plácido Meyer (PPS) com 173 votos; Olimpio Kniss (PMDB) com 136 votos; Janete Galvan (PMDB) com 134 votos; Nilto Afonso Rover (PMDB) com 61 votos.
Eleição de 2008: Essa foi à terceira eleição sem vencedor na região interiorana. O número de candidatos diminui mais ainda, e as forças de várias famílias do Distrito de Aguti fortalecem a candidatura única de Élio Vill do PMDB que recebeu 326 votos, não se elegendo faltando cinco, mas ficando ma primeira suplência do partido. Ele chegou assumir a Câmara em 2011 por quatro meses. Foi a primeira vez que o grande interior de Nova Trento lança apenas um representante.
Eleição de 2012: O pleito ocorrerá no dia 07 de outubro próximo, e as candidaturas confirmadas da região do interior para a disputa são: Élio Vill (PMDB), Elizeu Plácido Meyer (PPS).
Resumindo a participação até 2008 dos políticos da região do interior tivemos aproximadamente 43 candidaturas a Vereador, com sete eleitos, 42 homens e apenas uma mulher. Além dos eleitos, tomaram posse como suplentes no legislativo quatro representantes.

Fonte: Pesquisa de campo, livro de atas da Câmara, Matérias de jornais, arquivo pessoal

Nenhum comentário :

Postar um comentário