quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Atualidade: PSDB deve lançar Aécio como candidato à Presidência, diz Serra em rede social

O ex-governador de São Paulo José Serra escreveu em uma rede social que o PSDB deve oficializar a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República o quanto antes.
     Em atualização do perfil publicada no Facebook, Serra disse que, como a maioria dos dirigentes do partido prefere assim, o nome do senador mineiro deveria ser lançado sem demora.
Serra almejava sair candidato novamente --já havia tentado se eleger presidente em 2010, quando foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff, e em 2002, quando foi vencido pelo ex-presidente Lula. Diante da preferência do PSDB pelo nome de Aécio em 2014, o ex-governador considerou até deixar o partido que ajudou a fundar para tentar disputar a presidência em outra legenda. Decidiu permanecer no PSDB após várias conversas com Aécio, que é o presidente da sigla. Na época, ficou acertado que a definição da candidatura se daria até março de 2014, preferencialmente de forma consensual.
ANTECIPAÇÃO:
Nas últimas semanas, diversos dirigentes do PSDB --o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entre eles-- defendiam uma antecipação do anúncio da candidatura do mineiro.
No início de novembro, por exemplo, FHC se reuniu com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com o próprio Aécio no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista, para reavaliar o cronograma eleitoral do partido.
Os tucanos acreditavam que as intensas movimentações articuladas por Serra, que viajava para recolocar seu nome à disposição do partido para a disputa de 2014, estava incomodando a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), disse à época que a indefinição da candidatura tucana criava "ambiguidade" e "tirava a capacidade de articulação política de Aécio".
Nas pesquisas, Serra, cuja taxa de conhecimento atinge quase 100% do eleitorado, apresenta um desempenho ligeiramente melhor que o do senador mineiro. O paulista, no entanto, tem taxa de rejeição maior que a de Aécio.
Leia o texto da atualização:
Para esclarecer a amigos que têm me perguntado:
Como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora. Agradeço a todos aqueles que têm manifestado o desejo, pessoalmente ou por intermédio de pesquisas, de que eu concorra novamente.

Fonte: Site Folha SP 16/12/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário