quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ciência Política: Partido Republicano Brasileiro 10


Ideologia: Centrismo, Fundamentalismo, Sincretismo político.

Partido Republicano Brasileiro (PRB) é um partido político brasileiro. Em elaboração desde 2003, o registro definitivo foi emitido em 25 de agosto de 2005, é presidido por Marcos Antônio Pereira desde dia 9 de maio de 2011. Seu código eleitoral é 10. Até o início de 2006, o partido chamava-se Partido Municipalista Renovador (PMR).
Fundado por partidários do vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, então presidente honorário do Partido Liberal. Pequeno partido, o PRB é considerado por alguns o paravento político da Igreja Universal do Reino de Deus devido ao grande número de dirigentes ligados à instituição.
Em 2010, o PRB manteve seu apoio à coalizão de centro-esquerda liderada pelo Partido dos Trabalhadores. Nas eleições de 2010, ele progrediu sensivelmente na Câmara dos Deputados, onde ganhou oito cadeiras contra uma precedentemente, enquanto perdeu uma cadeira no Senado (1 contra 2).
A proclamação da República foi a solução encontrada para pôr fim à crise política gerada pela fragilidade das instituições da época, que vinha sendo enfrentada durante o II Império. Nessa oportunidade, surgiram diversos partidos políticos republicanos, quase todos de âmbito estadual. As principais legendas eram o Partido Republicano Paulista (PRP) e Mineiro (PRM), que se alternaram no poder ao longo de toda a República Velha. No entanto, todas as agremiações foram extintas por Getúlio Vargas, líder das forças que promoveram a Revolução de 1930.
Em 16 de dezembro de 2003, com o apoio de mais de 457.702 eleitores, foi aprovado, por unanimidade e em Convenção Nacional, a criação do Partido Municipalista Renovador – PMR, cuja ata foi registrada no Cartório Marcelo Ribas, em 2 de janeiro de 2004, e obteve seu registro sob o número 00055915.
Em 5 de maio de 2005, tendo reunido todos os documentos necessários, o PMR, por seu representante nacional, Vitor Paulo Araújo dos Santos, requereu ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, mediante petição protocolizada sob o n°. 3956/2005, o pedido de registro do partido, o qual originou o Processo de Registro n° 301.
No dia 9 de maio de 2011, em sua Convenção Nacional, elege, por unanimidade dos participantes, o advogado Marcos Antônio Pereira como o seu novo presidente nacional.
Nos termos da Resolução n°. 22.072/75, no dia 25 de agosto de 2005, atendidos os requisitos da Lei 9.096/95, resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, por unanimidade, deferir o registro definitivo do Partido Municipalista Renovador – PMR.
O partido evoluiu para um novo paradigma político, com ênfase nos princípios republicanos. Em Convenção Nacional, realizada no dia 25 de outubro de 2005, alterou sua denominação e respectiva sigla para Partido Republicano Brasileiro – PRB, obtendo aprovação por unanimidade. Com petição protocolizada no TSE sob o nº 13318/2005, requereu a mudança de denominação e sigla, a qual foi deferida em sessão de 11 de março de 2006, nos termos da Resolução/TSE nº 22.167.
Foi criado para defender um conceito integral de cidadania, que envolve direitos políticos, civis e sociais. É defensor intransigente dos direitos humanos, da criança, do adolescente, do idoso, da mulher e das gerações futuras. Está plenamente comprometido com a preservação do meio ambiente e acredita que um país se constrói com escolas, estradas, hospitais e moradias. Prega a liberdade de expressão, a valorização da família e luta para transformar a Administração Pública em um instrumento voltado para atender exclusivamente aos interesses do povo brasileiro.
O ex-vice-presidente da República José Alencar foi um de seus membros mais destacados. Por inúmeras vezes ocupou a presidência durante as viagens oficiais ao exterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alencar também foi o presidente de Honra do partido.
No Senado Federal, o PRB conta com os senadores Marcelo Crivella (RJ) e Roberto Cavalcanti (PB). Na Câmara dos Deputados, integram a bancada os deputados federais Léo Vivas (RJ) - líder do partido na Casa, Cleber Verde (MA), Marcos Antônio (PE) Walter Brito Neto (PB), Antonio Bulhões (SP) e Otoniel Lima (SP).

Fonte: site Wikipédia 18/04/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário