Diante de uma plateia lotada no Rio, Gilberto
Gil apresenta a sua composição mais recente: “Marinar vou eu, votar na Marina,
Marinaaar”, entoa no microfone.
Na TV, o ex-jogador Ronaldo deixa o
merchandising de lado e declara o apoio a Aécio: “Ele tem caráter, porque ele é
honesto e, principalmente, porque a mudança é segura”. Em um evento no Rio, a
cantora Alcione, apoiadora de Dilma, pede "continuidade": "Ela
precisa de mais quatro anos para consolidar tudo aquilo que vem fazendo".
Se a contribuição de celebridades já
vinha aparecendo na campanha eleitoral por meio de elogios e mensagens nas
redes sociais, a adesão se intensificou nesta semana, quando os três candidatos
que ocupam os primeiros lugares na pesquisas levaram as personalidades que os
apoiam para a televisão.
A nova música de Gil vai virar jingle
na campanha de Marina Silva (PSB). No horário eleitoral de Aécio
Neves (PSDB), há um desfile de famosos: de duplas sertanejas a
personalidades do esporte. A candidatura de Dilma Rousseff, que disputa a
reeleição pelo PT, ganhou o aval de artistas e intelectuais em um manifesto com
mais de 60 assinaturas.
Embora as campanhas não revelem a
estratégia até o fim das eleições, a tática de usar cabos eleitorais de luxo
será mantida.
Coordenador da campanha de Aécio, o
senador José Agripino (DEM-RN) destaca o peso desses depoimentos na opinião
pública. “São personalidades com uma biografia a zelar e que emprestam seu
prestígio e notoriedade para algo em que acreditam.”
Responsável pelas mídias sociais da
campanha petista, Alberto Cantalice, vice-presidente do partido, também
comemora a mobilização de formadores de opinião em favor de Dilma. Para ele,
“dá mais força” à candidatura. “Vários gravaram depoimentos, que têm sido
incluídos no horário eleitoral, assim como nas redes sociais”, diz.
Espaço na agenda: Para prestigiar o
setor artístico e apresentar propostas para esse segmento, os três candidatos
têm reservado espaço na agenda para se reunir com celebridades.
Em um teatro no Rio de Janeiro, Dilma,
ao lado do seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
recebeu na última segunda-feira (15) diversos artistas, como as cantoras
Alcione, Beth Carvalho e Elza Soares, além dos atores Camila Pitanga e Henri
Castelli.
Na ocasião, a exemplo do que já
acontecera na campanha de 2010, foi divulgado um manifesto assinado por algumas
dezenas de músicos, atores e intelectuais. Dilma, por sua vez, retribuiu e
prometeu repasse de parte do dinheiro dos recursos do Pré-Sal para a
cultura, sem, porém, deixar claro o percentual que destinaria.
No mesmo dia, em São Paulo,
Marina se encontrou com vários dos considerados formadores de opinião,
incluindo o cineasta Fernando Meirelles, convidado para gravar programas
eleitorais da campanha do PSB, e o cantor Dinho Ouro Preto, da banda Capital
Inicial.
Na quarta-feira (17), desta vez no
Rio, a candidata do PSB compareceu a um ato, mediado pelo ator Marcos Palmeira,
com celebridades e representantes do meio cultural, entre os quais os atores Marco
Nanini e Otávio Müller e o ex-baterista do Titãs Charles Gavin. Outro músico
que apoia Marina é Caetano Veloso, que já apareceu pedindo votos para a
ex-senadora na TV e no rádio.
Aécio também tem explorado o respaldo
de famosos à sua candidatura. Em seus programas eleitorais na TV, cantores
de vários estilos se revezam cantando o seu jingle, como Chitãozinho e Xororó,
Wanessa e Zezé de Camargo e sambistas da Velha Guarda da Mangueira.
O compositor Renato Teixeira,
conhecido por ter escrito músicas como "Romaria", eternizada na voz
de Elis Regina, e "Tocando em frente", foi um dos que deram
depoimento no programa eleitoral do ex-governador de Minas Gerais.
O tucano participou ainda de uma
partida de futebol organizada pelo ex-craque Zico, que contou na escalação com
o cantor Raimundo Fagner, o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio e os atores Mauro
Mendonça, Marcelo Madureira, Eri Johnson e Márcio Garcia. Ex-jogadores que
marcaram época com a camisa da seleção brasileira, como os campeões do mundo
Dadá Maravilha, Wilson Piazza e Bebeto, também entraram em campo.
Acostumados a cachês polpudos, todos
esses nomes abriram mão de dinheiro e têm apoiado seus candidatos de forma
espontânea, garantem as assessorias dos candidatos.
Fonte:
Site Globo.com 21/09/2014
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