sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Eleição 2014: Veja algumas das principais frases dos presidenciáveis no debate

Leia algumas frases dos candidatos à Presidência da República que participaram, nesta quinta-feira (3), do debate promovido pela Rede Globo, no Rio de Janeiro.

Além da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), o debate contou ainda com a presença de Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

CORRUPÇÃO
Dilma: Acho que corruptos há em todos os lugares, o que é necessário é que as instituições sejam capazes de investigar. [...] E quero dizer uma coisa, não acredito que tenha alguém acima de corrupção. Acho que todo mundo pode cometer corrupção, as instituições é que têm que ser virtuosas e impedirem que isso ocorra.
Aécio: Vocês [PT] entregaram a nossa maior empresa [Petrobras], e isso quem diz é a Polícia Federal, a uma quadrilha, a uma organização criminosa que lá se instalou. O diretor está preso. Esse é o lado perverso do aparelhamento da máquina pública, a pior marca do governo do PT.
*
PROGRAMAS SOCIAIS
Marina Silva: A minha propostas em relação aos programas sociais é que eles devem se estendidos para alcançar a maior parte da população que não foi alcançada. Propomos dar o 13º salário para aquelas pessoas que vivem do Bolsa Família.
Pastor Everaldo: Eu tenho falado que fui o precursor do Bolsa Família a implantar no Rio de Janeiro o Cheque-cidadão, naquela altura as crianças tinham que estar com a carteira de vacinação em dia e a carteira escolar em dia (...) O Bolsa Família não é de nenhum partido. Ele já existia antes.
*
FALA DE LEVY FIDELIX
Eduardo Jorge: Proponho que você peça perdão pela sua fala no debate passado.
Levy Fidelix: Candidato [Eduardo Jorge], você não tem moral nenhuma. Você acima de tudo, propõe que o jovem consuma maconha. Faz apologia ao crime, está lá no Código Penal
Luciana Genro: Tu apavorou, chocou, ofendeu e humilhou milhares de pessoas, com aquele discurso de ódio, de uma suposta maioria enfrentar uma suposta minoria. Isso no passado já aconteceu, e resultou no holocausto e na escravidão. Esse teu discurso de ódio é o mesmo que os racistas fazem contra os negros, e os nazistas contra os judeus. Mas não pode fazer isso porque é crime, senão você faria. E você só falou o que falou, porque não há lei que torne homofobia crime. E você deveria sair daquele debate algemado, direto para cadeia. Os nossos deputados lutam para que a homofobia seja criminalizada.
*
ABORTO
Dilma: Eu sou a favor de reforçar toda a proteção contra a juventude para prevenir a gravidez precoce, para que elas não sejam levadas a esse momento que elas chegam. A legislação só prevê três casos e todos com a autorização da gestante. Tem gente que combate a Petrobras.
*
PRIVATIZAÇÃO
Aécio Neves: Nós privatizamos o que deveria ser privatizado, imagina a telefonia de hoje na mão do PT, imagina a Embraer nas mãos de gente indicada pelo seu partido. no meu governo, a Petrobras será devolvida aos brasileiros (...). E os bancos não serão cabides de empregos.
*
REFORMA TRIBUTÁRIA
Aécio Neves: Na primeira semana da abertura do Congresso, apresentaremos uma proposta de simplificação do sistema tributário. É o primeiro passo para permitir que os gastos correntes do governo possam se encaixar no crescimento da economia.
Marina Silva: Vamos fazer a reforma tributária encaminhando uma proposta para o Congresso (...). O modelo atual, as pessoas tem que tirar boa parte de seus recursos para pagar os impostos. Simplificação, justiça tributária e transparência. Hoje o cidadão não sabe que paga mais imposto no supermercado do que quem tem um avião ou compra um iate. Nós queremos tirar a concentração dos recursos da união, para que se evite essa política de pires na mão. Onde prefeitos ficam em Brasília pedindo recursos.
*
SEGURANÇA PÚBLICA E SISTEMA PENITENCIÁRIO
Marina Silva: O Fundo Nacional de Segurança Pública é insuficiente, queremos que a verba aumente de 600 para 6 bilhões. Queremos fazer parcerias com os governos Estaduais, pois temos 50 mil pessoas morrendo no Brasil, geralmente negros e pobres. A nossa proposta é de aumentar os recursos, ter uma polícia treinada adequadamente, que respeite os Direitos Humanos, que faça com que a violência caia de forma estrutural, como em Pernambuco, onde fizemos o Pacto Pela Vida, e foi o único estado onde a violência diminuiu. Nos outros Estados só diminuiu durante a Copa.
Pastor Everaldo: Nós propomos a criação do Ministério da Segurança Pública. Hoje, são 39 ministérios e nenhum deles cuida da segurança do Brasileiro. E com essa proposta nós vamos reequipar e reaparelhar toda a polícia do Brasil, também interligar as polícias
Aécio Neves: Vamos trazer as PPPs para o sistema prisional. Eu vou fazer um sistema de defesa de fronteiras definitivas, não essa de brincadeira do governo.
Levy Fidelix: Vamos aderir pela privatização das prisões. Também pretendemos transformar as penitenciárias em fábricas. Se as pessoas ficam lá pagando penas durante anos, vamos transformar em prisões-indústria. 

Fonte: Site Folha.uol.com.br 03/10/2014

Nenhum comentário :

Postar um comentário