Uma das principais expressões artísticas do imigrante trentino-italiano foi o teatro. No passado, a cidade de Nova Trento respirava a arte teatral.
Com o objetivo de congregar grande número de talentos de Nova Trento, surgiu a “Compagnia di Teatro Dialettale Anima Trentina”, que tem como finalidade maior preservar o dialeto trentino-italiano praticado na cidade. A Companhia fez sua estreia em 2008, com a apresentação da peça “N'om Fortuná” (Um Homem de Sorte), de Silvio Castelli, que teve grande repercussão no município e outras cidades de origem trentino-italiana, como Rodeio.
Dando continuidade a este resgate cultural, o grupo tem se reunido semanalmente. Em outubro encenou a peça “El Usel del Marechalo” (O passarinho do Marechal), uma comédia escrita pela italiana Loredana Cont na década de 90. As duas apresentações tiveram grande lotação, chegando a primeira, realizada no dia 15 de outubro, a 580 pessoas. A peça foi encenada no Salão Paroquial São Virgílio.
Entre os presentes estavam a secretária regional de Brusque, Sandra Regina Eccel, e representantes do grupo Musical Glotckenthurm Dialetto Trentin, dentre eles o vice-prefeito da cidade de Roncegno Terme. Já na segunda apresentação, encenada em 29 de outubro, a Companhia gravou um DVD sobre a peça, que é dirigida por Aliria Maria Cadorim Marchi.
O sucesso foi tão grande que rendeu um convite da província de Trento para que o grupo se apresente na Itália nos dias 2 e 3 de abril de 2012. A Companhia Di Teatro Dialettale Anima Trentina é presidida por Rosemari Tridapalli Montibeller e possui 15 integrantes.
Fonte: SDR-Brusque 07/11/2011
Nenhum comentário :
Postar um comentário