O ano de 2005 foi o ano determinante para a manifestação cívica da comunidade trentina em todo o mundo, pois cinco anos foi o prazo máximo para dar entrada ao processo de Dupla Cidadania Italiana (de acordo com Lei 379/2000).
Milhares de processos foram abertos em todo o mundo, inclusive no Brasil, a fim de obter o reconhecimento da Cidadania Italiana – principalmente aos descendentes de pessoas nascidas nos territórios pertencentes ao Império Austro-Húngaro, como o Trentino/Itália. Em função do acúmulo de processos, as análises foram lentas e minuciosas. Por isso, a liberação (aprovação) ocorreu de forma gradativa.
Para exigir maior agilidade por parte do Consulado Geral da Itália, com sede em Curitiba/PR, o Diretor de Cultura e Intercâmbio conversou o Cônsul, Salvatore Di Venezia. Este se prontificou a agilizar os processos que estão em análise em Roma. Em 2011, muitos processos que estavam tramitando há mais de 10 anos, foram liberados. “Os interessados podem entrar em contato comigo, pois tenho o número do processo e o nome completo do antepassado italiano, ou seja, a relação daqueles que receberam parecer positivo e chegaram ao Consulado no ano de 2011”, explica o Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller. Mais informações no site da Prefeitura Municipal de Nova Trento: www.novatrento.sc.gov.br, ou pelo telefone (48) 3267-3234.
Fonte: PMNT 01/02/2012
Nenhum comentário :
Postar um comentário