Começou no sábado (22) a quarta fase
da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012.
Nela, serão veiculados vídeos e spots
de rádio que informam os documentos que devem ser apresentados no momento da
votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o eleitor pelas
impressões digitais na hora do voto.
A campanha do Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) novamente levará à população mensagens que ressaltam a
importância da Lei da Ficha Limpa.
O filmete e o spot sobre esse tema
lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após um abaixo-assinado
reunir mais de um milhão de assinaturas pela apresentação do projeto de lei ao
Congresso. "Ficha limpa, o Brasil precisava de uma lei assim", afirma
o locutor, após explicar que a norma busca impedir a eleição de políticos
cassados, de candidatos com passado sujo e daqueles que pratiquem o crime da
compra de votos.
Na mensagem sobre biometria, o cidadão
é informado que a técnica, além de moderna e segura, será utilizada em várias
cidades nas eleições deste ano e que a Justiça Eleitoral já cadastrou as
digitais de mais de sete milhões de eleitores. "Biometria é o futuro
chegando", afirma o locutor no spot para rádio. No filmete de TV, a frase
é dita por um servente.
A partir de sábado (22), os vídeos e
spots da campanha poderão ser baixados no site do TSE na opção “Voto Limpo".
Os arquivos referentes às primeira, segunda e terceira fases da campanha também
podem ser baixados no mesmo link.
A campanha vai ao ar até o dia 4 de
outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno, será retomada logo após o
anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
Outras fases
A campanha do TSE começou no dia 21 de
agosto com o tema "Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote
limpo". O objetivo é estimular a participação dos eleitores no pleito de
outubro e ressaltar a importância de se votar em candidatos ficha limpa.
Na primeira fase, os filmetes e spots
alertaram os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos
políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da
Lei da Ficha Limpa.
As mensagens da campanha também
incentivaram a participação dos eleitores de todas as idades, inclusive de 16 e
17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
A segunda fase da campanha começou no
dia 5 de setembro e alertou os eleitores sobre a troca de votos por vantagens.
Nos spots e vídeos, a Justiça Eleitoral alertou que quem vende seu voto ganha
um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha
também mostrou que os eleitores com deficiência poderão votar com tranquilidade
no pleito deste ano.
A terceira fase da campanha começou no
dia 11 e setembro. Ela abordou o tema da segurança da urna e o horário de
votação.
Fonte: site TRE-SC 23/09/2012
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