segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ciência Política: Político

           Qual o conceito de “Político”? Para Aristóteles, o homem é um animal político. Animal Político é uma expressão utilizada por esse filósofo grego, discípulo de a Platão, para descrever a natureza do homem, um animal racional que fala e pensa (zoon logikon), em sua interação necessária na Cidade-Estado (pólis).
            O animal político aristotélico é um dos conceitos mais exaustivamente estudados na filosofia política e um dos argumentos fundamentais para a organização social e política.
Em uma definição sumária, pode-se afirmar que, para Aristóteles, o homem é um animal político na medida em que se realiza plenamente no âmbito da pólis. Segundo Aristóteles, a “cidade ou a sociedade política” é o “bem mais elevado” e por isso os homens se associam em células, da família ao pequeno burgo, e a reunião desses agrupamentos resulta na cidade e no Estado.
Para o filósofo, o homem é tão capaz de “desejos” e “afecções” quanto está apto a adquirir inteligência (razão ou alma racional). Complexo, o homem é o único zoon com capacidade para agir orientado por uma moral, de modo que suas ações e juízos resultam ora em vício, ora em virtude.
Para Aristóteles, um homem incapaz de “viver em sociedade” ou alheio ao Estado é um “bruto ou uma divindade”. Mas, de acordo com o filósofo, o diferencial do homem está no fato de ele não se unir aos demais apenas para a satisfação de seus desejos imediatos (reprodução, proteção, alimentação, etc.), saciados no seio da família ou da aldeia. Ele tende a ir além, dar vazão às suas potencialidades, e nesse ponto entra a importância da pólis para sua realização. Resumindo, o “Político” de Aristóteles venha a ser o “Cidadão” dos dias de hoje, o humano conhecedor de seus direitos e deveres perante o estado e a sociedade.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário :

Postar um comentário