segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conhecendo Nova Trento: Ondas Migratórias

As ondas migratórias que vieram para Nova Trento no início de sua fundação trazendo imigrantes europeus, foram se localizando da seguinte maneira:
- os Italianos, na sede e arredores, ocupando quase a metade do município e posteriormente se deslocaram também para as comunidades mais interioranas.
- os Alemães, instalaram-se em Claraíba e Aguti.
- os Poloneses e Russos brancos, nas localidades de Valsugana, Conquista e Trombudo.
- os Nordestinos (brasileiros), na localidade de Lageado, Bonito, Pitanga.
            Na década de 2000, percebemos uma nova onda migratória, causada pela Canonização de Santa Paulina, sendo que desta vez interna nacionalmente, de famílias vindas principalmente do oeste de Santa Catarina, dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Estas famílias estão se estabelecendo principalmente na área urbana do município.
            No caminho inverso, percebemos desde a década de 1980, muitos neotrentinos deixando o município, para morar em cidades como Brusque, Blumenau, Joinville, Florianópolis.
Após a beatificação de Santa Paulina e os estreitamentos de laços com a Itália, principalmente Trento, muitos neotrentinos estão fazendo o caminho inverso de seus antepassados, indo morar na Itália, para estudo, trabalho e estabelecendo raízes no continente europeu. Centenas deles já moram há anos lá.

Fonte: PMNT

Nenhum comentário :

Postar um comentário