segunda-feira, 5 de março de 2012

Atualidade: Jovem de Floripa relata sua aventura de bicicleta até Nova Trento – Parte 1

            O professor de história de Florianópolis Antônio Celso Mafra Júnior fez um relato de sua aventura de bicicleta entre sua casa na capital até Nova Trento.

“Pedal até Nova Trento. Havia muito que queria ir a Nova Trento pedalando. Dentre várias razões, o terreno no trajeto, com subidas leves e o trecho de BR se assemelha bastante às condições no Uruguay, sobretudo no interior das provícias.
Além disso, de teste, procurei um dia num fim de semana que fizesse um bom tempo, com algumas nuvens e meio nublado. No Windguru vi um domingo ideal, tava chovendo muito aqui em Floripa durante a semana. O tempo tava bem instável, inclusive todo mundo no sábado me agourando "vai chover!!", que nada, confiei na previsão e fui.
Tinha um detalhe na previsão que vi, mas que não ignorei e tomei como desafio: o vento. Levei uma garrafa d'água, uma bolsa com uma muda de roupas, ferramentas, e uma toalha. Pra comer, tinha umas frutas e uns sanduíches, nada mais. E fui! Saí de casa umas 8hs. Tava meio frio até, fui com uma camisa de algodão, manga comprida e uma blusa que uso pra pedalar. Fui numa média de 23km/h, de leve.
Embaixo da ponte, os pescadores habituais, tudo tranquilo. Ao invés de seguir pela Via-Expressa, segui pelo Estreito, por dentro até chegar na BR-101. Com o rumo norte, dei uma ligada pra casa pra dar um sinal de vida "tô na BR!". Até então tinha pedalado somente nas SC aqui na ilha.
Depois de 1h de pedal, depois de uns 20km, passei na casa da minha irmã em Biguaçú. Fiquei ali uns 40 minutos, tomando um café e comendo bolo. Dei um tempo e toquei adiante, ainda faltavam 32km até Tijucas, onde planejava almoçar. Passando o posto da Polícia Rodoviária, vi um andarilho carregando um carrinho de compras, parecia que saiu daquele filme, "A Estrada"!
Uns 10km adiante, já próximo da entrada de Gov. Celso Ramos percebi de fato o que me aguardava, o vento. Dali em diante a média começou a diminuir, dali em diante até Tijucas não passou de 18km/h. Nesse ponto, passa por mim um cara com uma speed. Mesmo contra o vento ele devia tá pedalando a uns 30km/h!
A física explica: sem peso no bagageiro, com uma bike bem mais leve e com um preparo físico sem dúvida melhor que o meu, era mais que aceitável aquele rendimento. Tudo bem, comecei a cantarolar e interagir com os bois no lado da estrada e toquei adiante. Sem pressa alguma! Cheguei num posto mais adiante, resolvi parar e comer alguma coisa. Enfim, descansar, ainda faltavam 15km até Tijucas.
Um dos frentistas do posto veio conversar comigo, perguntando de onde tava vindo e tudo. Expliquei queria ir a Nova Trento e almoçar em Tijucas e ele me indicou um restaurante já na geral indo em direção até São João Batista. "Comida boa e barata", ele disse. Era tudo o que precisava ouvir! Agradeci e me mandei.
Até ali tinha pedalado quase 2hs. Tava há umas 3hs na estrada. O vento só piorou. A medida que passava por trechos mais descampados parecia que o vento vinha direto na cara!!! Parecia não, vinha mesmo! Ali a velocidade média não passava de inacreditáveis 15km/h. E eu ia contra o vento mesmo! Até então tinha pedalado 44km, faltava uns 8km até Tijucas...
Parei num ponto de ônibus, comi mais umas frutas, descansei uns 10 minutos e toquei adiante. Uns minutos depois, depois da curva, vejo a ponte... Lá no fundo!!! Nossa... Ali o vento era tanto, que resolvi descer da bicicleta e seguir andando a pé.
Aproveitei e liguei pro Pedro, pra saber do amigo dele que iria me receber lá em Nova Trento, liguei, tava tudo certo. Pedalei mais um tanto, sempre contra o vento e cheguei nessa placa. Agora não faltava quase nada!!
Cheguei na placa, tirei as fotos, e aproveitei pra comer mais 2 dos sanduíches e mais uma maçã e banana. Em todo o trajeto fui comendo frutas a medida que parava nos lugares, minimizaram muito as cãibras.
Umas 12:20hs entrei em Tijucas depois de quase 3hs pedalando. Logo tratei de procurar o restaurante, tava morto de fome! Por sorte, o único que tava aberto era aquele que o rapaz no posto tinha me indicado! Coisa linda, tinha até camarão! Fiz um "pequeno prato" e logo depois fui procurar um mercado aberto.
Ainda tinha 30km pela frente e tava sem frutas. Detalhe: na avenida geral de Tijucas, que vai pra São João Batista e Nova Trento, o asfalto tem uma ciclofaixa! Quase não acreditei... Almocei, e voltei uns 800m atrás de um supermercado, queria mais frutas. Comprei mais banana e umas mexiricas.

Continua...

Site: biocicleta.com.br/antoniocelso 07/02/2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário