terça-feira, 19 de junho de 2012

Atualidade: Gripe A mata morador de Nova Trento

            Infelizmente Nova Trento teve a primeira morte confirmada pela gripe A de sua história. 
           A confirmação ocorreu dias atrás pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Sabe-se que foi um homem de 51 anos e faleceu dia 02 deste mês. Seu nome não foi divulgado. Ele foi a 8ª vítima do vírus H1N1. 
Todo o caso foi tratado com sigilo absoluto pela Secretaria de Saúde Municipal, a fim de não alarmar o caso para a população neotrentina. A vacinação para idoso, gestantes e grupos de risco terminou semanas atrás.
Várias empresas do município preocupadas com a saúde de seus empregados realizaram seu próprio mutirão de vacinação contra gripe, imunizando centenas de pessoas na cidade. As farmácias do município não estavam autorizadas a vender a vacina até dias atrás, quando a procura se tornou maior com o medo da infecção chegar à cidade.
            Até o dia de hoje já foram confirmadas 29 vítimas da doença em nosso estado, e 309 casos de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A. É o segundo maior registro, somente perdendo pelo ano de 2009, quando a gripe chegou ao Brasil, e ainda não havia vacina. Naquele ano 144 pessoas perderam suas vidas, causada pela doença e 3.029 contaminações.
            No Vale do Rio Tijucas, além do morador de Nova Trento, uma morte foi confirmada na cidade de Tijucas, e outra morte suspeita em São João Batista.
O perfil das vítimas são os homens com 80% dos óbitos. A faixa etária com mais casos são entre 20 a 49 anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário