sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Eleição 2012: Campanhas políticas na internet devem ser usadas com cuidado

Candidatos as eleições municipais 2012 migraram para a internet.
De fato, percebe-se as diversas campanhas nas redes sociais, principalmente no Facebook e Twitter. Embora seja um meio rápido, é preciso que os políticos e eleitores fiquem atentos para o uso sensato desse meio.
Conforme as leis eleitorais não pode-se realizar uma propaganda inverídica, no caso, divulgar uma situação que não é corrente em relação à outra pessoa ou partido, também concorrente nas eleições – Oposição .
Diante dessas situações, se forem encontrados publicidades ou propagandas ofensivas, a vítima ou partido ofendido poderão iniciar uma ação na justiça eleitoral contra o causador. É importante ressaltar que na internet é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Vale frisar que está vedada também, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral em sítios governamentais ou de pessoas jurídicas.
Outro cuidado a ser tomado pelo candidato diz respeito a mensagens eletrônicas. Estas devem dispor de mecanismo que permita seu descadastramento pelo destinatário, ficando obrigado o remetente a providenciá-lo no prazo de 48 horas.
As mensagens eletrônicas enviadas após o término do prazo previsto sujeitam os responsáveis ao pagamento de multa.  proibido também o anonimato na livre a manifestação do pensamento e opinião  durante a campanha eleitoral, por meio da internet, mesmo que assegurado por lei o direito de resposta.
O anonimato será punido com multa  no valor de R$ 5 mil a R$ 30 mil paga pelo beneficiado pela manifestação e o autor (caso posteriormente identificado). E, por fim, é proibido a utilização, doação ou cessão de cadastro eletrônico de provedores de acesso ou serviços internet em favor de candidatos, partidos ou coligações.

Fonte: site vip social 21/08/2012

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