terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleição 2012: Indefinição em Nova Trento quanto ao Prefeito eleito

           Terminada a eleição municipal de 2012 em Nova Trento, mesmo tendo os resultados da votação, ainda ficou indefinida a situação do candidato eleito para o cargo de Prefeito.
             Segundo as informações da Juíza Liana Bardini Alves da 53° Zona Eleitoral com Sede em São João Batista, ainda não poderá ser declarado vencedor do pleito o candidato mais votado Gian Francesco Voltolini do PP, devido pendências na Justiça eleitoral.
            Em entrevista ao Jornal Correio Catarinense a Juíza explicou a situação de Gian e da 2ª colocada. "Estamos divulgando o resultado, não proclamando o prefeito, pois tanto Gian, quanto Sandra (2ª colocada), concorrem sub júdice. Esperamos que tudo esteja definido até 01 de janeiro de 2013. Caso não for, daí será definido se será necessário ou não uma nova eleição", disse.
            Ela também falou na rádio 102 FM de Nova Trento das possibilidades que poderão ocorrer com as decisões do TSE sobre as pendências de Gian e Sandra:

1° Caso Gian tiver seu registro deferido no TSE, ele será proclamado Prefeito eleito;
2° Se Gian tiver seu registro indeferido e Sandra o seu deferido, Sandra será proclamada Prefeita;
3° Se nem Gian e Sandra tiverem seu registro indeferido, o terceiro mais votado Godofredo Tonini poderá ser proclamado o novo Prefeito.
4° Se tudo estiver indefinido até dia 01 de janeiro, daí será definido se será necessário ou não uma nova eleição. Nessa possibilidade o Presidente da Câmara assumiria provisoriamente a prefeitura até a posse do novo prefeito eleito.

            Resumindo, poderemos ter a posse em 01 de janeiro de Gian Voltolini, Sandra Eccel, Godofredo Tonini ou uma nova eleição em 2013.
Na hipótese de uma nova disputa eleitoral apenas para Prefeito em 2013, poderiam se candidatar novamente Godói, Fernando e Sandra (já encerrado os oito anos de inelegibilidade). Já Gian, Josemar e mesmo Orivan dependeriam da decisão da Justiça Eleitoral, pois na possibilidade de serem declarados pelo TSE inelegíveis não poderão seguir adiante no novo processo eleitoral.
Lembrando que todos estes fatos nunca aconteceram nesses 120 anos de história de nossa cidade. Abaixo o resultado final para Prefeito em Nova Trento:

1° Gian Voltolini – PP = 3.453 votos
2° Sandra Eccel – PMDB = 3.246 votos* (Se tiver seu registro deferido pelo TSE)
3° Godofredo Tonini – PPS = 1.686 votos
4° Fernando Siqueira – PTB = 135 votos

Votos em Branco = 102
Votos Nulos* = 164 (3.410 se Sandra tiver seu registro indeferido pelo TSE)
Votos Válidos* = 5.274 (8.520 se Sandra tiver seu registro deferido pelo TSE)
Eleitores votantes = 8.786
Abstenções = 635
Votos inválidos* = 901 (4.147 se Sandra tiver seu registro indeferido pelo TSE)
Total eleitores = 9.421

Fontes: TSE e site Jornal Correio Catarinense 08/10/2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário