segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conhecendo Nova Trento: Contos e Lendas Neotrentinas



A partir de hoje o Blog Politicando Nova Trento vai apresentar os Contos e Lendas Neotrentinas.

Este trabalho escolar foi realizado em 2011 com a finalidade de resgatar os “contos e lendas” neotrentinas, que estão vivas nas memórias de muitas pessoas de nossa cidade.
 Os contos e lendas foram passados de geração em geração, de pai para filho, de amigo para amigo, ou seja, mantidos por anos após anos até nossos dias. Nossa geração tem a obrigação de manter a tradição de nossos antepassados, repassando para gerações futuras, o que nos foram contados.
     Este trabalho é o resultado de pesquisas realizadas por alunos de 6º ano a 8ª série da E.E.F. Aguti, do Distrito de mesmo nome; Alunos de 6º ano a 6ª série da E.E.I.E.F. João Bayer Sobrinho do Distrito de Claraíba; reapresentação do livro “Nova Trento Conta...” da professora Maria Salete Daros de Souza, 1995, trabalho pesquisado por alunos da 8ª série 01 da atual E.E.B. Francisco Mazzola; e outras fontes de pesquisa.
 Todo trabalho de pesquisa foi colhido de entrevistas com pessoas da nossa comunidade, que guardavam em suas memórias, contos e lendas repassados pelos seus antepassados. Para as pessoas que vivenciaram os fatos, os contos ou lendas são verdadeiros, mas para a grande maioria que as ouviu, não passava de imaginação ou fantasia.
   Depois de você ler todos os contos ou lendas neotrentinas deste trabalho de resgate, sobre a veracidade dos fatos descritos, deixamos a indagação: “Acredite se quiser”.
Agradecemos primeiramente a Deus, as Direções das escolas E.E.I.E.F. João Bayer Sobrinho do Distrito de Claraíba, E.E.F. Aguti do Distrito de mesmo nome, E.E.B. Francisco Mazzola. 
Agradecimento especial à professora Maria Salete Daros de Souza, aos professores, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, aos alunos das escolas acima citadas, pais e os entrevistados como Firmino José Franzoi que serviram de fonte para nossa obra.
Cada história foi apresentada de acordo com as entrevistas dos estudantes, sendo assim a forma como foi contada é de responsabilidade de cada pesquisador deste trabalho.

Fontes: Professora Maria Salete Daros de Souza; Alunos 6º Anos, 6ª Séries, 7ª Série e 8ª Série das E.E.F. Aguti, E.E.I.E.F. João Bayer Sobrinho, E.E.B.Francisco Mazzola, pais, entrevistados e Firmino José Franzoi.

Um comentário :

  1. Parabéns pela iniciativa! Divulgar a cultura é levar adiante a própria história, como um "DNA" da sociedade, que se difunde e se perpetua!

    ResponderExcluir