sábado, 23 de março de 2013

Destaque Político SC: Santa Catarina cria mais de 15 mil empregos em fevereiro

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que em fevereiro de 2013 foram criados 15.072 empregos com carteira assinada em Santa Catarina. 
     A informação consta do estudo realizado pelo setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
O aumento de 0,79% no número de empregos formais foi o maior tanto na região Sul (0,67%) quanto no Brasil. De acordo com o estudo, Santa Catarina ocupou o quarto lugar do ranking nacional de geração de postos formais de trabalho e o terceiro lugar em termos de expansão relativa do emprego, atrás apenas de Goiás e Mato Grosso. “Apesar do cenário nacional desfavorável, Santa Catarina continua com bom desempenho devido à diversidade de setores econômicos que existem num espaço geográfico relativamente pequeno”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
O resultado positivo na geração de empregos no Estado pode ser explicado pelo bom desempenho dos setores da indústria (+9.842) e da administração pública (+3.589 postos) com cerca de 90% das vagas do Estado. No caso da Indústria, a geração de vagas foi verificada em todos os segmentos, com as maiores expansões nos ramos têxtil e vestuarista (+2.714), indústria mecânica (+1.364) e indústria de borracha e fumo (+1.193). Esta última obteve o maior crescimento relativo (+6,4%) dentre os segmentos da Indústria, seguida pela indústria de material de transporte (+2,4%) e pela indústria mecânica e de calçados (ambas com 2,3% de crescimento).
Municípios - Entre os 36 maiores municípios de Santa Catarina, os que registraram maiores saldos de empregos formais em fevereiro deste ano foram Blumenau (+2.800), Joinville (+1.913) e Jaraguá do Sul (+1.284). Em Blumenau, o bom desempenho do mercado de trabalho se deve ao setor da indústria de transformação, que respondeu por 48% do total de empregos criados. Em seguida, está a administração pública com uma participação de 33%.
Em Joinville, a participação da indústria de transformação foi ainda mais expressiva, ao contribuir com 91% dos postos de trabalho formais criados no mês. Ainda no norte do Estado, a indústria de transformação de Jaraguá do Sul respondeu por 51% do total, seguido pelo setor de Serviços que contribuiu com 31% das vagas.

Fonte: site jornal Correio Catarinense 22/03/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário