segunda-feira, 3 de junho de 2013

Atualidade: Assembleia de SC vai ampliar o debate sobre vaga parlamentar

População será ouvida em audiências públicas sobre necessidade de mais um deputado estadual.

Com a redistribuição das vagas parlamentares na Câmara Federal e assembleias legislativas do país, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Diário da Justiça de segunda-feira, o assunto vai voltar à pauta do Legislativo catarinense. Santa Catarina poderá ter um deputado estadual a mais, e o presidente da AL, Joares Ponticelli (PP), defende uma discussão pública sobre o assunto. 
Segundo o pepista, é preciso envolver a sociedade nesse debate — com a realização de audiências públicas — sobre a necessidade de mais uma vaga parlamentar. Pessoalmente, ele diz não ser favorável ao aumento de cadeira em função do aumento das despesas parlamentares. Porém, ele afirma que, se a população e o plenário da Assembleia votar pela criação, acatará a decisão. 
Líder do PSD, Darci de Matos é contra. Acha que a AL precisa utilizar os recursos em setores mais urgentes e evitar o aumento das despesas com mais uma vaga parlamentar. 
— Se precisar me posicionar, sou contra. O Estado precisa economizar recursos públicos e não criar mais cargos comissionados. Precisamos investir em saúde, segurança, alimentação, e não em mais um deputado estadual — defende o pessedista. 
A bancada do PMDB ainda não tem posição oficial. O líder do partido, deputado Carlos Chiodini, acredita que uma cadeira a mais não levará a mudanças, o companheiro de bancada, deputado Mauro de Nadal, defende mais um parlamentar. 
— O parlamento tem autonomia para gerir sua estrutura, tem orçamento próprio e precisa de apenas alguns ajustes para ter mais uma cadeira, que levará mais representatividade e maior participação popular — afirma Nadal.
Outros cinco estados terão aumento de aumento de deputados estaduais — Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais e Paraná. Perdem representantes nas assembleias a Paraíba, Piauí, Espírito Santo, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul e Pernambuco. Na Câmara Federal, também houve recálculo de bancadas, com manutenção do total de 513 deputados. Santa Catarina ganhou um parlamentar — terá 17 a partir de 2015.

Fonte: Site Jornal A Notícia 31/05/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário