quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ciência Política: Partido da Mobilização Nacional 1989

Ideologia: Mobilização, Esquerda (originalmente e ainda ideologia oficial), Centrismo/Transversalismo.

Partido da Mobilização Nacional (PMN) foi um partido político brasileiro. Obteve registro permanente em 25 de outubro de 1990.
O PMN foi fundado após a abertura democrática no Brasil. Em 1984, foi lançado o Movimento da Mobilização Nacional, antecessor do partido, que pregava a reforma agrária, a moratória conjunta dos países da América Latina e o rompimento com o FMI. O PMN foi inicialmente presidido pelo ex-ministro Celso Brant para conseguir a vaga nas eleições presidenciais e para consolidar o nome do partido.
O PMN participou das eleições presidenciais no Brasil em duas oportunidades. Em 1989, lançou Brant como presidenciável, tendo terminado o pleito em décimo-nono lugar, com 109.909 votos (0,15% das intenções de voto). Em 1998, o partido lançou a candidatura do brigadeiro Ivan Moacyr da Frota, que obteve votação maior: 251.337 votos (0,37 % dos votos). Já em 2002, integrou a Coligação Lula Presidente (PT, PCdoB, PCB e PMN) que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva presidente após três tentativas frustradas. Eventualmente, o partido possuía representação parlamentar no Congresso Nacional.
Nas eleições parlamentares brasileiras de 2006 o PMN não conseguiu superar a então recém-instituída cláusula de barreira estabelecida pela legislação eleitoral. Em decorrência disto, o partido fundiu-se com o Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para formar um novo bloco partidário, cujo nome adotado foi o de Mobilização Democrática (MD), mas depois que o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a cláusula, o bloco foi desfeito e os partidos se separaram. Até a fusão com o PPS, o partido foi presidido pelo ex-deputado Oscar Noronha Filho.
O PMN vinha adotando política nacional de lançar candidatos próprios a prefeitos e governadores. Houve, assim, inúmeros pré-candidatos aos governos estaduais, para a eleição de 2010, que aguardaram aprovação em convenção partidária, para confirmação de candidatura.
Também em 2010, o PMN mudou o sua trajetória de apoio ao Presidente Lula e integrou a coligação O Brasil Pode Mais que teve como candidato a presidente o ex-governador de São Paulo, José Serra.
Em 2013, fundiu-se com o PPS para formar a Mobilização Democrática (MD). Seu código eleitoral era o 33, o mesmo da MD.

Candidatos a Presidentes da República:
- Celso Brant 1989
- Ivan Frota 1998

Fonte: site Wikipédia 18/04/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário