segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conhecendo Nova Trento: Lenda - As Histórias de meu Avô

         Sempre que estou sozinha, sem nada para fazer, vou até a casa de meu avô, sento na escada e ele me conta uma história.

Uma história bem antiga, daquelas boas de ouvir, sobre demônios, bruxas, espíritos e muito mais.
            De todas as histórias que ele me contou, uma delas é verdadeira e passou-se há muitos anos. Numa época, depois da libertação dos escravos, existia um homem muito cruel que ainda tinha escravos em sua propriedade. Entre esses escravos existia um garoto de uns doze anos que não sabia trabalhar direito. Então o patrão jogou-o na fogueira.
            Depois de muito tempo o homem cruel morreu. Em seu velório, as pessoas presentes foram tomar café na cozinha, escutaram um barulho e quando voltaram para a sala, o corpo do homem não se encontrava mais no caixão.
            As pessoas, assustadas, decidiram fingir que nada acontecera e enterraram uma bananeira no lugar do corpo do homem cruel, sem que o padre soubesse. Meu avô comprou a propriedade, anos depois, sem acreditar que a casa era mal assombrada.
            Com o tempo viu que toda noite a casa tremia. Meu avô decidiu, então, desmanchá-la e construir outra em outro lugar da propriedade onde vive até hoje. Sempre que posso, vou lá para escutar uma de suas histórias.

Fonte: Pesquisadora: Stefânia Gandin Santos
E.E.B. Francisco Mazzola – 8ª Série 1 (1995)
Fonte: Maria Salete Daros de Souza

Nenhum comentário :

Postar um comentário