segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Conhecendo Nova Trento: Lenda - Já estou Eleito

Uma vez havia um senhor conceituado na comunidade, que convidaram para ele ser candidato a vereador por um partido na cidade.

Ele como era muito conhecido, pois trabalhava no serviço público, aceitou o desafio.
            No período de fazer campanha, o senhor foi visitar seus amigos e conhecidos pedir voto. Depois de uma conversa rápida com o dono da casa, que na época era quem decidia em quem a família toda votava, o senhor falava:
- Fulano, você vota em mim?
            O homem respondia:
- Sim eu voto.
            O senhor então perguntava quantos votos havia na casa dele, e marcava numa caderneta, espécie de caderninho usado na época, na qual ele fazia suas anotações. Depois de certo tempo, ele contou quantos votos havia marcado na caderneta e percebeu que tinha o suficiente para se eleger.
            No dia seguinte o senhor não foi mais fazer visitas, porque acreditava que não precisava, pois “já tinha” votos para vencer. Ele morava próximo a estrada geral, na qual muitos eleitores passavam enfrente a sua casa.
            Durante o dia o senhor ficava na varanda da casa de frente para a estrada. Como era bastante conhecido, as pessoas paravam para falar com ele, e diziam que gostariam de votar nele por ser um bom cidadão.
            O senhor então respondia:
- Não precisa votar em mim, pois já tenho voto suficiente para me eleger. Vota no meu compadre, pois ele precisa mais do que eu. Já estou eleito!
            Os eleitores então fizeram o que o amigo havia pedido. No dia da eleição, o senhor acreditando que já estava eleito, ficou em casa esperando o resultado da sua vitória.
Depois do somatório da votação, o senhor ficou sabendo que havia recebido apenas 19 votos, e que nem a sua mulher tinha votado nele, enquanto seu compadre foi eleito.
Furioso, foi tirar satisfação com sua mulher porque não havia votado nele. Ela, porém, respondeu que votou no compadre porque ele havia dito que já estava eleito, e que não precisava votar nele. Depois disso, o senhor jogou sua caderneta fora e nunca mais disputou nenhuma eleição.

Fonte: Firmino José Franzoi
Pesquisador: Ivã Alessandro Franzoi

Nenhum comentário :

Postar um comentário