sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Destaque Político SC: Luiz Henrique enfrenta Renan Calheiros na disputa pela presidência do Senado

Com apoio da oposição, do grupo independente do PMDB e à espera de mais dissidentes, Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) desafia a permanência de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado.
    A candidatura para o biênio 2015-2016, a ser formalizada sexta-feira, surpreendeu o Palácio do Planalto, aliado de Renan, que já atua para esvaziar o adversário. 
Ao empunhar a bandeira da renovação, o ex-governador busca a indicação de consenso do PMDB, dono da maior bancada da Casa, que costuma apontar o presidente. Mesmo alvejado pelas suspeitas de envolvimento nos desvios da Operação Lava-Jato, Renan articula para receber a chancela à reeleição. Agora, a legenda terá de decidir em reunião no sábado. 
No dia seguinte, após a posse dos novos senadores, será feita a eleição para presidência em votação secreta. Diante do novo cenário, uma hipótese cogitada por Renan é lançar outro nome, que poderia ser Eunício Oliveira (PMDB-CE), também cortejado pelo grupo de Luiz Henrique, que lhe ofereceu a liderança do governo. 
Entre quinta e sexta-feira, o catarinense procurará o Planalto, fechado com Renan. A ideia é rechaçar a imagem de que o novo candidato está na oposição. No sábado, caso o PMDB opte por Renan, Luiz Henrique tende a se manter na disputa, porém como um independente turbinado pelos votos de PSDB, DEM, PP e PDT. 
A possibilidade de tentar o comando do Casa já era estudada pelo ex-governador desde novembro do ano passado. Antes, na vitória de Renan em 2013, o catarinense ensaiou uma candidatura e desistiu. Desta vez, incentivado por colegas, decidiu entrar na disputa. 
— Luiz Henrique é hábil. Não concorreria sem chance de vencer — avalia um peemedebista. 
LHS confirmou o desejo de concorrer na terça-feira, quando mergulhou em uma rotina de reuniões e telefonemas. No mesmo dia, recebeu os cumprimentos e apoio do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB), gesto também feito por José Sarney (PMDB-AP). 
Na noite de terça, o ex-governador conversou com o vice-presidente Michel Temer, que também preside o PMDB. O cacique sugeriu que ele se entendesse com Renan, a fim de arrefecer a disputa interna do partido, porém não o instruiu a retirar o nome do pleito. 
Quarta-feira, Luiz Henrique se reuniu com Renan, em Brasília. Reafirmou a candidatura, enquanto o eventual adversário não confirmou se concorrerá ou não. Em nota, o atual presidente do Senado ponderou a necessidade de respeitar a indicação do partido. A bancada do PT, segunda maior, mantém o mesmo discurso oficial, defendido pelo líder da sigla, Humberto Costa (PT-PE). 

Fonte: Site Jornal A Notícia 29/01/2015

Nenhum comentário :

Postar um comentário