sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Destaque Político SC: PMDB realiza convenções municipais em Santa Catarina e elege novos dirigentes

Balança das eleições sai nos próximos dias. Na maior parte das cidades houve consenso. O PMDB catarinense elegeu, neste final de semana, as executivas municipais em todas as cidades do Estado, incluindo as recém-criadas Balneário Rincão e Pescaria Brava. O balanço oficial deve sair nos próximos dias, mas de acordo com o presidente estadual do partido, Eduardo Pinho Moreira, em 90% dos municípios houve consenso. 

A partir de agora, segundo Moreira, o objetivo será trabalhar para ter um bom desempenho eleitoral em 2012, superando as eleições de 2008. O PMDB é o maior partido no Brasil e em Santa Catarina. No Estado, a sigla tem 23,13% do total de filiados.
— Não tenho dúvida de que continuaremos a ser o maior partido e poderemos recuperar ainda prefeituras como Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Tubarão — diz Moreira. 
Nas quatro maiores cidades do Estado, os diretório municipais mantiveram os presidentes ou os mesmos grupos políticos. Em Florianópolis, não houve disputa e o vereador Celso Sandrini foi reeleito. O diretório vai focar seus trabalhos, a partir de agora, no fortalecimento da pré-candidatura do secretário Gean Loureiro. Com o apoio do prefeito Dário Berger, o objetivo é emplacar a cabeça de chapa na briga pela administração da capital do Estado.
— Como a eleição é de dois turnos, facilita as composições. No segundo turno as forças mais próximas tendem a se unir. Temos muitas conversas com partidos, mas muita água ainda vai rolar — diz Dário. 
Em Joinville, o ex-presidente do Deinfra e ex-secretário regional Romualdo França também continua no cargo. O senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira esteve presente na convenção e pediu mobilização do partido. O pré-candidato a prefeito da cidade, Udo Döhler, passa a integrar a executiva municipal. 
Na cidade de São José duas chapas disputaram o comando da executiva. Os vereadores Moacir da Silva e Neri do Amaral (atual presidente do diretório) encabeçaram a chapa vencedora, que levou 881 dos 998 votos. A outra chapa era apoiada pelo prefeito Djalma Berger, que recentemente deixou o PSB para se filiar ao PMDB. 
A chegada de Djalma não foi bem-vista pelo diretório municipal e a convenção do final de semana dá novos indícios do descontentamento. O prefeito de São José conseguiu se filiar por meio de uma intervenção do diretório estadual. Ele seria candidato natural a reeleição na cidade, mas outros peemedebistas mais antigos no diretório municipal também têm a intenção de concorrer, entre eles Silva e Amaral. 
Em Criciúma, no Sul do Estado, onde vota Eduardo Pinho Moreira, a eleição foi de consenso e manteve o mesmo grupo político. O vereador João Fabris, que exercia interinamente a função de presidente, foi eleito para o cargo. O partido ganhou recentemente a adesão da deputada federal Romanna Remor, antes filiada ao DEM, e com isso se fortaleceu para as eleições municipais. Romanna é pré-candidata à prefeitura da cidade. 
Os peemedebistas elegeram também durante as convenções do final de semana os delegados que têm direito a voto na convenção estadual. A executiva estadual, segundo Moreira, tem mandato até dezembro do ano que vem. Mas é possível que haja convenção para trocar o comando da sigla. 

Fonte: Site Jornal A Notícia 27/11/2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário