segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Atualidade: Eleição do novo Conselho Tutelar ocorre hoje em Nova Trento

Está ocorrendo hoje a 6ª Eleição do Conselho Tutelar de Nova Trento para o triênio 2013 a 2015.

A eleição dos cinco novos conselheiros será das 9 hs às 17 hs, nos seguintes locais de votação: Centro na Prefeitura Municipal; Trinta Réis, na E.E.F. Francisco João Valle; Claraíba, na E.E.F. João Bayer Sobrinho; Aguti, na E.E.F. Aguti. Os cinco mais votados tomarão posse no dia 01 de janeiro de 2013.
Esta será a sexta eleição do Conselho Tutelar em Nova Trento, sendo que as outras ocorreram em 1997, 2000, 2003, 2006 e 2009. Cada eleitor poderá votar até em cinco candidatos, sendo que se votar em número menor não ocasionará nenhum problema, mas se for mais que cinco escolhas a cédula será anulada. Para votar é necessário documento de identidade e título de eleitor.
Os candidatos concorrentes são: Rosangela de Fátima Frizzo, Paulo Gerson Borges de Carvalho, Neiva Terezinha Bagnolin de Oliveira, Yhascara Amorim da Silva de Souza, Geisa Rafaeli Lima da Rosa, Ana Maria Tamanini, Rosemeri Tridapalli Montibeller, Neide Maria Cipriani Motta, Vanderlen Sétimo Sartori, Rita Maria Piazza, Adriana Luquina Darossi dos Santos, Zenaide Valentina Corsi Vanini, Leila Luiza Darós, Djnane Marlis Demonti, Maria das Neves Facchini, Mari Lúcia Dell'Antônia Rosa, Altair Castilho, Juliana Maria Voltolini, Natalia Loise Demonti.
            O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Conhecer os direitos da criança e do adolescente não é pré-requisito para candidatura a Conselheiro Tutelar. Desconhecê-los, porém pode ser motivo para cassação de Conselheiro eleito e em exercício de mandato. Logo, uma vez eleito, o Conselheiro tem o dever de aprender e conhecer profundamente os direitos da Criança e do Adolescente aos quais tem a função de zelar.

Fonte: Site PMNT, Wikipédia 16/12/2012

Nenhum comentário :

Postar um comentário