sábado, 14 de dezembro de 2013

Direto da PMNT: Médicos Cubanos chegam ao município de Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento aderiu ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, solicitando a vinda de profissionais cubanos para atuação no programa
Estratégia de Saúde na Família (ESF). Na sexta-feira, 09, Yanier Penã Morales,  de 28  anos, e Yanisleidi Blanco Quintana, de 31 anos, chegaram ao município. Nos primeiros dias em Nova Trento, os médicos estão conhecendo o funcionamento da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Saúde, além visitar os postos de saúde dos bairros e dos distritos. 
Yanier Penã Morales é médico há 5 anos, além de atuar em Cuba, trabalhou na Venezuela e Bolívia. Ele estudou na Universidade Médica de Holguin, com especialização em Medicina Geral Integral, conhecida como Medicina Comunitária. “Ficar longe da família é um desafio, mas fico muito orgulhoso em poder ajudar o povo brasileiro com meu trabalho”, destaca Yanier. 
Yanisleidi Blanco Quintana é formada há 8 anos, pela Universidade de Santiago de Cuba e especializou-se também, em Medicina Geral Integral. Ela trabalhou em Cuba e na Venezuela. “Fomos bem recebidos aqui, as pessoas da cidade são muito acolhedoras”, diz Yanisleidi. De acordo com a enfermeira, Fernanda Wisintainer, o Brasil adaptou o programa Estratégia de Saúde da Família de Cuba. Muitos profissionais brasileiros viajaram para Cuba com intuito de conhecer o sistema realizado lá. 
Yanisleidi conta que após a Revolução Cubana, o governo passou a investir em ações voltadas para saúde das famílias. “Há aproximadamente 50 anos, Cuba passou a destinar médicos para atuar nesta área. Todas pessoas são atendidas gratuitamente nos postos de saúde, e, em casos de urgência são encaminhados para os hospitais que contém todas as especialidades”, diz a médica. 
Para ingressar no programa os profissionais foram submetidos a uma série de critérios. “Precisamos apresentar um currículo com todas as experiências profissionais, passamos por prova de língua portuguesa e era necessário ter trabalhado em pelo menos um país fora de Cuba” explica o médico Yanier. 
Nos próximos dias os médicos continuarão acompanhando as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Saúde, para se adaptarem ao sistema de trabalho. Ainda não há estabelecido um cronograma de onde eles atuarão. “Eles irão trabalhar com uma equipe do ESF, formada por um técnico em enfermagem, um enfermeiro e agentes comunitários de saúde. Gostaria de esclarecer que atenderão apenas nos postos de saúde, que ainda serão definidos”, ressalta o secretário de Saúde, Maxiliano de Oliveira. 

Fonte: Site PMNT 12/12/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário